Dicas como melhorar o tempo nas atividades em casa
A maior dificuldade dos pais é dedicar um tempo de qualidade para os filhos. E isso pode acarretar algumas mudanças no comportamento, que podem começar a ter atitudes de birras ou desobediência para chamar a atenção dos pais. E dentro desta nova rotina de estar em casa, muitos pais têm enfrentado um desafio no momento de realizar as lições de casa. Princialmente para fazer com que a criança entenda a responsabilidade e faça no horário certo. Conversamos com Telma Abrahão, Educadora Parental que deu algumas dicas para ajudar a superar essas situações:
– Reveja como está passando o tempo com seu filho. É preciso dar atenção e demonstrar importância para as atividades. As crianças tem que sentir o pertencimento ao momento. Oferecer atenção de maneira proativa, antes que a criança solicite é uma das maneiras de envolver as crianças. Explique a nova rotina e dentro da realidade delas inclua algumas decisões.
– Outra coisa fundamental é a rotina. As crianças precisam ter rotina, horário para comer, para tomar banho e para fazer as lições de casa, assim elas ficam mais tranquilas quando sabem o que vai acontecer em determinado tempo. Isso diminui a ansiedade e contribui para um melhor equilíbrio em família.
– Faça uma reunião de família, uma vez por semana reúna toda a família, pai, mãe e filhos, isso é muito importante para falar sobre os desafios que precisam ser melhorados em casa. Comece elogiando todas as coisas boas e certas que o filho realizou, isso o deixará feliz e calmo. Em seguida, cite os pontos de dificuldade como por exemplo: Filho você não está querendo fazer a lição, o que podemos fazer para melhorar isso?. Faça essa pergunta e o escute, deixe a criança falar, isso traz uma proximidade muito grande. O principal objetivo dessa reunião é gerar aproximação e não brigas. Um momento bom onde todos vão tomar as melhores decisões.
– A lição de casa tem que ser feita em um lugar adequado e sem distrações. Evite deixar a criança no meio da sala, com irmãos brincando e televisão ligada. O correto é um lugar silencioso para estimular a dedicação e foco.
– Providencie uma caixa que caiba todo o material da criança e deixe do lado dela. Assim ela não precisará levantar a toda hora para buscar um item específico. É importante ela entender que depois que estiver sentada para começar a fazer a lição, ela só vai levantar depois de terminar. Atividades devem ter sinalização de começo, meio e fim.
– Não faça chantagem com os filhos, como por exemplo, se você não fizer a lição de casa você não vai brincar ou se você não fizer a lição de casa você não vai mexer no celular. Busque fazer combinados claros, exemplo, assim que você terminar a lição de casa você poderá brincar ou assim que você terminar você poderá mexer no celular. E cumpra esses combinados!
– As regras são fundamentais e todos na casa precisam cumprir a agenda estabelecida. Após definir quais são as regras neste momento, explique e dialogue de forma respeitosa para que ela entenda o que precisa ser cumprido e como.
– Evite que a criança deixe a lição de casa para o período da noite, pois ela estará cansada e sem energia depois de um longo dia. Opte sempre por um momento em que a criança esteja desperta e com capacidade de focar.
– Produtos eletrônicos como celular, tablet, entre outros: procure arrumar um lugar para deixá-los, que pode ser apelidado de “Estação Tecnológica”. Estabeleça horários e limites para o uso e quando passar a hora os aparelhos devem retornar a esse lugar.
Para finalizar é importante lembrar que em cada casa existe uma realidade diferente. Se os pais estão trabalhando remoto esse ajuste também deve considerar a necessidade dos adultos na organização. Ter consistência e constância nas atividades propostas ajudará a ter dias mais leves e organizados. Porém, como todos estão se adaptando a nova realidade é necessário entender que poderá haver uma flexibilidade e novas maneiras de lidar que poderão ser incorporadas semanalmente.