Como aumentar o vínculo entre os pais e o bebê ♥

Uma relação de afeto e proximidade entre pais e filhos é importante, porque ajuda a criança a desenvolver maturidade para, mais tarde, lidar com as pressões da vida adulta. Veja sugestões para você colocar em prática:

Leia para o bebê
Os benefícios da leitura para as crianças são notados já nos primeiros dias de vida, porque tem efeito tranquilizador e ajuda no desenvolvimento cerebral. Ler – em voz calma – traz bem estar aos pais, que passam a se sentir no controle da situação, principalmente os de primeira viagem que sofrem com inseguranças. E mais: entrar cedo em contato com os livros ajuda no desenvolvimento da linguagem – fala, audição e, consequentemente, a escrita.

Amamente seu filho
Há incontáveis benefícios para os menores: previne infecções, evita alergias e ajuda a controlar a obesidade na infância, entre muitos outros. A amamentação também é excelente para a saúde da mulher: diminui o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário e de ter doenças cardiovasculares. Sem falar no impacto emocional, pois ajuda a criar e a fortalecer o vínculo. É no seio que o bebê tem a oportunidade de focar o rosto materno e isso serve de estímulo visual e para o desenvolvimento dos outros sentidos: tato, paladar, olfato e audição.

Faça massagem na criança
O toque das mãos dos pais na pele do bebê é uma ótima forma de dar carinho. A massagem acalma, relaxa, alivia as cólicas, regula o sono e transmite segurança. Basta deixar a criança em ambiente tranquilo e com temperatura adequada. Besunte sua mão com óleo próprio para bebês e faça movimentos suaves e constantes por todo o corpo. Escolha um produto formulado com fragrâncias delicadas, que têm o poder de acalmar.

Ofereça o colo
Esqueça a ultrapassada teoria de que dar colo deixará a criança mimada e cheia de birra. Este contato só traz pontos positivos: os recém-nascidos sentem-se mais tranquilos e relaxados. Já os maiores descobrem que o colo significa proximidade emocional, proteção e acolhimento. Claro que não dá para segurar a criança o dia todo, mas pais atenciosos mantêm o bom senso e percebem a necessidade de oferecer o colo nas horas certas.

vinculos

Fonte – Revista Crescer 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.