Com que idade posso dar chocolate ao meu filho?

Assim como qualquer outro alimento, existe idade mínima e quantidade máxima recomendada para que ele não prejudique a saúde do seu filho

Basta apenas um pedaço e pronto! É amor à primeira vista. Chocolate é quase como um caminho sem volta, então, muitos pais tentam atrasar ao máximo o momento de “apresentar” o doce para os filhos. Mas será que existe uma idade recomendável para oferecer chocolate às crianças? Será que pode fazer mal?

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o consumo de doces só deve iniciar a partir dos 2 anos e, ainda assim, respeitando o limite de 25 gramas de açúcar por dia (que corresponde a duas colheres de sopa). Mas, a recomendação não é unânime entre os profissionais da saúde. Segundo o nutrólogo Carlos Alberto Nogueira, diretor do Departamento de Nutrologia Pediátrica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a partir de um ano de idade, a criança já está liberada para experimentar. No entanto, ele explica que os pais devem estar atentos quanto à quantidade.

O SEGREDO ESTÁ NA QUANTIDADE

“Se após o primeiro ano de vida, a criança já pode consumir a refeição da família, é natural que esses ‘alimentos de consumo ocasional’ também façam parte da rotina”, diz. “Por exemplo, iogurtes adoçados, bolachas recheadas e balas não estão na pirâmide alimentar, mas fazem parte da vida. Portanto, é recomendável que a criança não consuma mais do que 100 calorias diárias desse tipo”, orienta.

O especialista explica ainda que, consumido em excesso, o chocolate pode até mesmo prejudicar o sono p – por possuir substâncias estimulantes – e ainda causar vômito, gases, diarréia e mal estar, já que é um alimento muito gorduroso. Além é claro, de engordar. “Sem falar nas crianças que são alérgicas a alguns componentes como o leite, por exemplo, e podem ter reações mais sérias”, explica.

Por outro lado, se consumido com moderação, o chocolate pode, sim, trazer benefícios. “Pequenas quantidades diárias de um chocolate de boa qualidade – com pouco açúcar e mais cacau – pode ajudar o organismo a funcionar melhor, já que ele é antioxidante e anti-inflamatório. E é benéfico também para a imunidade, podendo prevenir problemas no coração, obesidade, hipertensão arterial e até diabetes”, diz. Além, é claro, de proporcionar aquela sensação gostosa de bem-estar, devido à liberação de endorfinas e serotonina. 

Fonte: Revista Crescer

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.