Azia na gravidez

Saiba o que piora e o que pode aliviar esse desconforto tão comum durante a gestação

A azia é uma sensação comum no período da gestação. Na maioria dos casos, ela está ligada ao refluxo gástrico, causado pelo aumento do útero e pelas alterações hormonais que ocorrem na gravidez.

Com o crescimento do feto, o útero aumenta de tamanho e ocupa um espaço maior no abdomen. Isso torna o esvaziamento do estômago mais lento, o que facilita o refluxo dos líquidos entre o órgão e o esôfago.

Além do crescimento do útero, as alterações hormonais abruptas do início da gestação também podem levar a sensação de azia, por isso o incômodo pode acontecer com frequência já nos primeiros meses da gestação.

Quando a azia aparece com mais frequência

Embora existam alguns mitos, a incidência da azia durante a gravidez não está relacionada ao sexo do bebê, não depende do peso e nem da idade da mãe. Na verdade, o que influencia no aparecimento ou não dos sintomas são três fatores:

– O número de partos que a grávida já teve: quanto mais partos realizados anteriormente, maior a chance da mãe ter refluxos na gravidez atual;

– A quantidade de episódios de azia em gestações anteriores: se ela já teve os sintomas, a possibilidade de apresentar novamente é ainda maior;

– A etapa do período gestacional: no primeiro trimestre da gravidez, apenas 22% das mães têm sintomas de azia; no segundo, 39%; e no terceiro, o valor chega a 72%. Isso se dá por conta do aumento do crescimento do útero;

Como resolver

Para amenizar as dores e a sensação de queimação, o médico dá algumas dicas que podem facilmente ser adotadas no dia a dia:

– Diminua o volume das refeições. Coma menos, mas mais vezes durante o dia. O ideal é a alimentação de três em três horas.

– Não beba líquidos durante as refeições. Tome água meia hora antes ou duas horas depois de se alimentar.

– Evite as bebidas gasosas ou quentes. Elas aumentam a sensibilidade do estômago.

– Não deite logo após as refeições.

– Alimentos gordurosos também retardam o esvaziamento do estômago. Dê preferência aos pratos assados ou cozidos.

– Atenção aos antiácidos e outros medicamentos contra azia: eles só devem ser usados com o aval do seu obstetra.

Fonte: Revista Crescer

Crédito/Imagem

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.