Quando se trata de alimentar as crianças da casa, é lógico que as mães queiram o melhor para seus filhos, bem como o mais natural; e o que é melhor que começar com frutas? Não obstante, para poder fornecê-las as mamães devem ter em conta a idade do bebê, as indicações do pediatra e informação das melhores frutas para bebês, que possam oferecer todos os nutrientes que precisam na etapa de desenvolvimento na qual se encontrem.
Quando começar a dar fruta ao bebê
Todos sabemos que a amamentação materna é o melhor para o bebê desde o seu nascimento. O leite materno trás ao bebê tudo o que precisa para crescer saudável e robusto. Com o crescimento, os bebês começam a consumir outros alimentos que também trarão benefícios para a sua saúde e crescimento.
A partir dos 6 meses, alguns bebês estão prontos para começar com algumas frutas deliciosas e que podem ser consumidas em forma de papinhas, sem açúcar ou em pequenos pedaços que possa ir mastigando se já começar a ter os seus primeiros dentes.
Maçãs
Preparadas como purê, sem açúcar nem pedacinhos, serão fáceis de digerir, sendo um ótimo alimento para bebês. Além disso, é uma fruta ideal -bem como as bananas- e recomendada para ajudar a combater a diarreia ou fezes muito moles nos bebês.
Peras
As peras, além de serem muito suaves para o paladar dos bebês, é um dos alimentos menos alérgicos para eles e em geral são facilmente aceites por seu sabor doce.
Bananas
As bananas são ideais para as crianças, deliciosas e doces, proporcionam aos bebês energia e previnem diarreias. É um dos alimentos mais fáceis de transportar e de oferecer, é só descascar e pronto, macias e deliciosas.
Damascos
Os damascos são uma boa fonte de betacaroteno e também contêm fibra. Também são uma boa fonte de ferro e potássio.
Melão
O melão é muito doce, por isso será ideal para preparar mamadeiras deliciosas que o bebê vai adorar; além disso, contém vitamina C e pode ser muito refrescante no verão e ideal para prevenir gripes no inverno.
Mirtilos
Os mirtilos são ricos em vitamina C e também é uma das frutas com maior poder antioxidante.
Pêssegos
Proporcionam uma boa fonte de vitamina C, e a fruta é macia e fácil de digerir.
Mamão
O mamão é uma fruta com uma textura muito fácil de engolir, por isso é ideal para os bebês ainda sem dentes. É rica em vitamina C, betacaroteno, é importante para a função normal do intestino, bem como para a digestão.
- Consultar o pediatra é o mais importante. Pergunte quais as frutas que são permitidas de acordo com o seu bebê e as necessidades do mesmo.
Fonte: saude.umcomo.com.br