A primeira semana do bebê em casa

Amamentação e cólicas costumam gerar dúvidas e receios entre as mães nesse período.

Assim que os pais chegam em casa, com o bebê nos braços, começam as dúvidas. Veja algumas dicas para você tirar de letra os obstáculos da primeira semana do bebê em casa.

Amamentação

Nos primeiros dias, é normal ter dificuldade para interpretar a fome do bebê. O mais importante agora, além de pedir a ajuda sobre técnicas para amamentar, é entender que o aleitamento não é instintivo. Trata-se de um processo. Uma mamada pode dar certo e a seguinte, não. Seja paciente.

Sono

Prepare-se, pois naturalmente o bebê vai acordar a cada duas ou três horas para mamar nos primeiros meses. Mas é importante ensiná-lo a diferenciar dia e noite. Durante o dia, a rotina da casa pode seguir normalmente. Já de noite, é preciso apagar as luzes da maior parte dos cômodos e diminuir os ruídos. Do contrário, ninguém vai conseguir descansar direito – nem você, nem o bebê!

Cólicas, já?

Em geral, o desconforto costuma aparecer por volta do 12º dia de vida, mas em alguns casos pode se manifestar já na primeira semana. Não há muito o que fazer, apenas tomar algumas medidas para aliviar a dor do bebê – como massagens para aliviar os gases e colocar uma bolsa de água quente próximo à barriguinha dele.

Visitas

Melhor restringi-las na primeira semana e receber apenas os mais próximos, como os avós. Todos devem lavar as mãos antes de pegar o bebê no colo e pessoas doentes têm de evitar qualquer contato. Ele ainda não tem imunidade o suficiente para reagir contra agentes infecciosos.

Quando ligar para o pediatra

Se correu tudo bem com a gestação, o parto e durante o período que passou no hospital, a primeira consulta ao pediatra deve acontecer por volta do décimo dia de vida. Ao perceber que o bebê está com febre, por exemplo, não hesite em falar com o médico, pois o sintoma pode indicar algo mais grave no caso de um recém-nascido. Mas vale lembrar que a criança tem dificuldade para regular a temperatura do próprio corpo no início, por isso, nada de pânico.

Toda ajuda é bem-vinda

Seja de quem for – mãe, sogra, irmã ou alguém contratado para isso. Não é o momento de vestir a fantasia de Mulher Maravilha. A dica é descansar toda vez que o bebê estiver dormindo e se preocupar o mínimo possível com o resto da casa.


No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.