Por meio da brincadeira, a criança consegue, simultaneamente, experimentar e crescer. Brincando, a criança explora a relação consigo mesma, com o próprio corpo, com a própria emotividade e com o contexto social ao redor, o que estimula o prazer e a gratificação.
Brincar é uma atividade fundamental, que permite que a criança conheça a si mesma e o mundo ao seu redor, e que ganhe sempre novas habilidades. Por meio da brincadeira, a criança consegue, simultaneamente, experimentar e crescer. Brincando, a criança explora a relação consigo mesma, com o próprio corpo, com a própria emotividade e com o contexto social ao seu redor, o que estimula o prazer e a gratificação.
Por isso, brincar contribui de modo fundamental para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e relacional. Os brinquedos, portanto, devem ser escolhidos com atenção, de acordo com as fases de desenvolvimento da criança.
1 – Primeiras semanas de vida: sentidos
O bebê entra em contato com o mundo através dos seus sentidos. Durante esta fase são indicados tanto móbiles com bonecos coloridos, para que a criança possa acompanhar com os olhos e a cabeça, quanto caixas de música e objetos leves e fáceis de segurar.
2- Entre o 3° e 9° mês: coordenação diálogo
A criança aprende a coordenar melhor os movimentos das mãos e consegue manusear, segurar e explorar chocalhos de materiais e cores diferentes, usando também a boca. Além disso, começa a dialogar com os pais usando sons repetitivos. É o momento de “ler” juntos um livro infantil, cantar cantigas simples, usar brinquedos falantes e musicais.
3 – Depois do 9° mês: exploração
É o momento de engatinhar, de dar os primeiros passo. Os brinquedos que rolam, que se movem ou de montar e desmontar a encantam e ajudam a treinar a coordenação dos movimentos. Ainda, os brinquedos cavalgáveis, em que as crianças podem subir e sentar, são fundamentais para ajudá-la com suas experimentações motoras.
4- Primeiro ano de vida: aperfeiçoamento e linguagem
A criança, com o passar dos meses, é cada vez mais estável e coordenada. Além disso, começa a aprender os sons da linguagem e pode ser um bom momento para que escute outros idiomas, por meio dos brinquedos bilíngues. Nesta época, o pequeno também procura imitar as atividades dos adultos e preferem brinquedos que simulam este mundo.
5 – Depois de dois anos: independência
É o momento de construir a sua autoimagem e sua identidade. A criança prefere os brinquedos que respondam aos seus comandos e permitam que exprima a sua vontade incontrolável de comunicar. São aconselháveis brinquedos que a deixem inventar papéis e ações, para desenvolver a sua capacidade de imaginar, interpretar, ver e sentir o mundo. É nesta fase, também, que iniciam o relacionamento com outras crianças e, aprendem brincando juntos.
Fonte: Revista MaterLife