Pais de primeira viagem costumam ter muitas dúvidas sobre o banho do bebê. Alguns recorrem a cursos de gestante para aprender a dar banho e trocar fralda. Mas a prática é bem diferente das aulas, já que em vez de bonecas teremos de um bebezinho chorão em nossas mãos.
Entre os medos dos pais está o de deixar o bebê cair e se afogar na banheira, mas existem acessórios para minimizar esse risco, como pranchas e redes.
O banho costuma ser muito mecânico no começo. Depois, com a prática, perde-se o medo e o banho passa a ser um momento prazeroso para os pais e para a criança.
O pediatra Dr. Reibscheid diz que os pais não precisam ter medo de limpar o coto umbilical, muito pelo contrário, é preciso limpar bem para não haver risco de infecção.
A limpeza tem de ser feita com álcool 70% após o banho até a cicatrização e queda do cordão. Não é preciso fazer curativo nem proteger com gaze. Basta limpar com o álcool, manter seco e colocar a fralda.
É preciso evitar muito sabonete, pois pode retirar a proteção da pele e facilitar o aparecimento de dermatites.
Quanto a limpeza do ouvido, pode limpar as dobrinhas com a pontinha da toalha ou cotonete. Se cair um pouco de água, não tem problema. O que não pode é submergir a cabeça da criança na água.
Temperatura certa e outras dicas sobre o banho
Nada de patinhos com termômetro. A melhor forma de saber se a temperatura da água está adequada para o banho do bebê é mergulhando o cotovelo na banheira, esse continua sendo o melhor método.
Mas se os pais quiserem medir, a temperatura da água indicada para o banho é entre 37ºC e 37,5ºC.
O ideal é que o bebê seja trocado no mesmo ambiente do banho para evitar mudanças bruscas de temperaturas e correntes de ar.
Prontinho papais, agora é manter a calma e tornar o banho um momento prazeroso!