5 passos para ajudar seu filho a parar de chupar o dedo

Antes de tudo

Saiba que o dedo pode ser um desafio ainda mais complicado que a chupeta, já que está ao alcance da criança a qualquer momento. O hábito geralmente começa por questões fisiológicas: a necessidade de a criança sugar, e a coceira na gengiva em decorrência do nascimento dos dentes, o que costuma ocorrer a partir dos 6 meses ou antes, em alguns casos.

Quando tirar

Se entre 1 ano e meio e 2 anos a criança não tiver abandonado o hábito sozinha, é um bom momento para tentar a retirada. Nessa fase, ela está saindo da fase oral, em que coloca tudo na boca para interagir com o mundo ao redor.

O que observar

Note em quais situações seu filho coloca o dedo na boca: em momentos de sono, medo, insegurança ou ansiedade, por exemplo.

Como tirar

Além da conversa sobre os malefícios de chupar o dedo, após os 2 anos, a criança deve ser incentivada a tirar o dedo da boca e a segurar outro objeto que o substitua, como um boneco, brinquedo ou paninho. Durante o dia, ao perceber que ela está chupando dedo, não a repreenda. Procure propor atividades manuais e brincadeiras para entretê-la. Outra opção é oferecer objetos para ocupar suas mãos, de forma que se esqueça de colocar o dedo na boca. Uma tática válida é colocar, por alguns dias, curativos adesivos coloridos no dedo dela e dizer que fez “dodói” de tanto chupar.

Quando pedir ajuda

Se, mesmo após muita conversa e diversas tentativas diferentes, o hábito persistir para além dos 3 anos, pode ser válida a avaliação de um pediatra ou psicólogo, antes que ele prejudique a dentição.

chupando o dedo

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.