12 atitudes para evitar a depressão durante e depois da gravidez

A maneira como você lida com imprevistos e situações difíceis pode ajudar a evitar a depressão. Veja dicas para levar tudo com mais tranquilidade e segurança.

1. FUJA DO PERFECCIONISMO

Não se idealize perfeita como mãe. Se você tem tendência a ser perfeccionista, comece a trabalhar isso já.

2. CONVERSE COM O FUTURO PAI

Não deixe de dividir suas dúvidas e angústias. Se você sente dificuldade para falar, tente introduzir a conversa em momentos que são bons para vocês dois.

3. PRATIQUE EXERCÍCIOS

Durante a atividade, o cérebro libera endorfina, substância aliada à sensação de bem-estar. Os melhores para a liberação da endorfina são os do tipo aeróbico, como caminhada e natação.

4. FUJA DE NOVAS COBRANÇAS

Todos te darão conselhos, mas estabeleça qual vai ser a participação de cada um.

5. CUIDE DA ANSIEDADE

Será que o quarto vai ficar pronto? Como vou saber que está na hora? Dúvidas, sempre. A primeira alternativa é esclarecer todas as suas dúvidas com o médico.

6. DIVIDA AS TAREFAS

Nos primeiros meses de vida, o bebê vai depender muito de você. Para que a carga não seja excessiva, o ideal é dividir tarefas.

7. CHORE À VONTADE

Não é sinônimo de depressão, não. Derrame as lágrimas sem culpa – grávidas choram naturalmente mais. Só se preocupe se não conseguir parar de chorar.

8. ATENÇÃO SE VOCÊ JÁ TEVE

A ocorrência prévia de depressão na gestante ou em alguém da família é um fator de risco. Não estranhe se nos primeiros dias após o parto você se sentir um pouco triste. O sentimento, chamado baby blues, é normal e desaparece naturalmente.

9. FIQUE BEM INFORMADA

Quanto mais você souber sobre bebês, como é o dia a dia com eles e os problemas que vai enfrentar, mais segura você vai se sentir.

10. CONFIE NO OBSTETRA

Você precisar confiar em seu obstetra. Ele pode identificar sinais de depressão e sugerir um acompanhamento específico se necessário.

11. CONTROLE AS VISITAS

Assim que o bebê nasce, é praxe avisar família e amigos e receber visitas. Tente pedir para as pessoas não tão próximas visitarem vocês após o primeiro mês.

12. DESCANSE

A privação do sono, em algumas pessoas, pode desestabilizar as emoções. Peça para o pai ou um parente próximo ficar com o bebê as vezes para que você possa descansar.

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.