Seu filho não quer tomar remédio? Saiba o que fazer!

Confira dicas do especialista Tadeu Fernando sobre como encarar essa situação

“Minha filha não toma medicamento algum. Não importa se é doce, amargo ou tem sabor de fruta. Muitas vezes ela até vomita”, desabafa Bárbara Chagas, mãe de Malu, 2, e Elias Eduardo, 12. A situação é mesmo angustiante. Seu filho está doente e precisa seguir o tratamento à risca, mas a hora de tomar o remédio acaba se tornando um verdadeiro pesadelo porque ele simplesmente se nega a tomar. Então, o que fazer?

Calma, para tudo tem uma solução! Reunimos dicas de mães que já passaram por isso e conversamos com o especialista Tadeu Fernando Fernandes, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados da Sociedade de Pediatria de São Paulo, para saber como agir. Confira!

O QUE DIZ O ESPECIALISTA

Crianças, em geral, não gostam de tomar remédio, mas segundo Tadeu Fernando Fernandes, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados da Sociedade de Pediatria de São Paulo, nunca se deve forçá-las para que não associem o momento a uma experiência ruim. “Os pais devem encontrar uma solução amigável para os pequenos verem o lado positivo do medicamento. Se ele já compreende o que você fala, diga que o remédio vai deixá-lo bom logo: a febre e a dor vão passar, a tosse ou outro sintoma tende a melhorar e, quanto antes isso acontecer, ele poderá brincar, ir à escola… No caso de um bebê, vale cantar músicas e distraí-lo para que não relacione a hora a algo desagradável”, orienta.

“É bom lembrar que tentar enganar a criança, misturando o remédio a bebidas, não é recomendado, porque leite e sucos, por exemplo, podem neutralizar o efeito do medicamento. Além disso, você cria outro problema: a aversão a essas bebidas nas quais o remédio foi diluído”, diz. E caso a criança vomite a medicação, a dica é acalmá-lo, dar um banho e tentar novamente uma outra hora.

“Uma dica para que ela não sinta o sabor ruim do remédio é oferecer um pouco de sorvete de fruta ou um gole de algo bem gelado antes, para que a língua fique “amortecida” e perca a gustação – capacidade de reconhecer o gosto. Mesmo se o pequeno estiver com dor de garganta, não há problema, pois o contato com o gelado será rápido. Você ainda pode dar água depois, para amenizar o sabor”, finaliza.

Fonte: Crescer

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.