Rotina do sono, porque é tão importante?

Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, acompanhou os hábitos de sono de cerca de 2.900 crianças de 0 a 5 anos, a maior parte das crianças que tinha uma rotina de descanso desajustada apresentava riscos mais significativos de desenvolver problemas relacionados a déficit de atenção e a dificuldades de aprendizado na escola.

Uma em cada três crianças têm problemas de sono, nem todas elas demonstram uma performance pobre no ajuste à escola, mas o risco de os professores notarem que elas tem dificuldades nesse ajuste será maior.

È importante que os pais façam uma higiene do sono, que inclui ajustar a hora de ir para a cama, que deve ser sempre a mesma, diminuir o uso de telas, como tablets, smartphones e televisores, criar rotinas consistentes antes de deitar e construir estratégias para acalmar, como ler ou ouvir uma música relaxante.

A mãe deve começar a fazer o bebê distinguir o dia da noite. E se ele faz parte dos que trocam a noite pelo dia, você tem como ajustar essa bagunça.

consultoria-sono-infantil

Dicas:

1.  É importante manter um ritmo estável nas atividades da criança. Isso vai ajudar seu filho a entender quando é hora de fazer essa ou aquela atividade e a dar segurança e estabilidade a ele.

2.  Dormir cedo é importante porque, quando escurece, o organismo libera a melatonina, o hormônio do crescimento.

3.  Deixar a luz acesa não é necessário e pode interferir na produção de melatonina. O melhor é deixar o ambiente totalmente escuro e, se a criança sentir medo ou desconforto, opte por uma luz mais fraca, em tom de azul, bem discreta.

4.  Estabelecer uma rotina antes da hora de dormir ajuda a criança entender qual é o momento de desacelerar.

5.  Quando estiver próximo da hora de dormir, diminua as luzes e os ruídos da casa.

6.  Os cochilos também devem seguir uma rotina, sempre no mesmo horário. Evite os horários das 9h ao meio-dia, que pode postergar a soneca da tarde, e o das 17h às 20h, que pode atrapalhar a rotina noturna.

7.  A rotina deve ser seguida, conforme for possível. Procure fazer poucas exceções para a criança ter o mesmo horário de dormir e acordar. Isso transmite segurança.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.