Por que seu filho deve fazer natação já

Especialista em Neurociência explica os benefícios do esporte para as crianças

Natação para crianças

Oferecer atividades tão produtivas quanto prazerosas às crianças não é tarefa fácil. O desafio é encontrar algo que seja interessante a longo prazo e que dê resultados, de forma que não seja um mero passatempo. Pensando nisso, que tal dar uma chance para a natação?

A psicopedagoga Maria Aparecida Lourenço leciona há cerca de 30 anos e enxerga o quanto a piscina acrescenta ao aprendizado do indivíduo:

— Mais do que destacar os motivos de matricular a criança na natação desde cedo, deve-se considerar a importância dessa iniciativa. São os benefícios da estimulação precoce nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais que a criança leva para a vida toda. São aspectos fundamentais para o desenvolvimento — explica.

Ela, que é especialista em Neurociência, valoriza a prática de qualquer exercício físico pelos pequenos, mas entende que a natação é ainda mais especial. Por isso, pontuou cinco aspectos que podem ajudar os pais na hora de decidir qual a melhor atividade para seus filhos.

1) Pode ser a primeira atividade física

A partir dos dois meses de vida a criança já pode ir para a água. O período em que o bebê ficou na barriga era o menos estressante, sem toques excessivos, barulhos e variações de temperatura. A piscina desperta essa memória uterina, de quando o bebê ainda estava envolto no líquido amniótico.

2) Diminui o risco de afogamento

De acordo com o Boletim 2018 da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, 52% das mortes por afogamento de crianças até os 9 anos acontece na piscina de casa, além de ser a segunda maior causa de óbito até os 4 anos. Estimular a natação pode dar a segurança necessária para levar as crianças a praias e clubes. Assim, o medo de entrar em água pode ser tratado desde cedo. A vivência da natação também pode contribuir para que outra estatística nacional seja reduzida: a cada 91 minutos um brasileiro morre afogado.

3) Desempenho escolar

A prática melhora o condicionamento físico, que está ligado ao tônus muscular, equilíbrio, força e agilidade. Mas lateralidade, coordenação motora, noção de tempo/espaço e percepção visual e auditiva também são potencializados, já que os movimentos na piscina trabalham todo o esquema corporal. Com isso, a criança vai se destacar quando chegar o período escolar e absorver os conteúdos com mais facilidade, porque o esporte a faz se sentir mais segura nas atividades propostas e no relacionamento com os colegas. A energia gasta na piscina vai deixar a criança mais calma em sala de aula.

4) Cidadania

As turmas de natação, como de quaisquer atividades em grupo, também oferecem benefícios individuais, como autonomia e autoconfiança. No entanto, as melhorias nos aspectos sociais se destacam, como respeito ao próximo, senso de liderança, solidariedade, participação e cooperação, já que durante as aulas são realizados exercícios em que as crianças devem saber esperar a vez e ajudar os amigos.

5) Melhora da rotina

Se a criança tem problemas de horário para comer ou dormir, a natação pode ser o maior aliado dos pais. As atividades são exaustivas, e isso melhora o sono dos pequenos, fazendo com que eles durmam em horários regulares e sem que acordem o tempo todo. Também é uma excelente tática para driblar a má alimentação: o gasto calórico da natação abre o apetite da criança e a faz deixar de ser seletiva quanto aos alimentos.

Mesmo com todos os tentadores benefícios, é necessário levar em conta que toda atividade física deve ter a orientação de um profissional da área:

— Existem pontos importantes na natação que não devem ser esquecidos. Por exemplo, a profundidade da água. Crianças devem estar na piscina adequada para a sua idade e nunca podem ficar sozinhas em uma piscina grande. Por mais que já saibam nadar, o acompanhamento serve para que ela não se afogue caso tenha distensão muscular ou câimbra por algum movimento mal feito ou ainda pela temperatura da água — sugere Maria Aparecida.

Fonte: O Globo

POR ANA BEATRIZ ROHEN

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.