Os cinco sentidos do feto

Ele mal começou a viver e seu pequeno mundo, ainda na barriga da mãe, já está repleto de tons, cheiros, sabores, luzes e movimento. Estímulos que o feto consegue captar e registrar na memória.

AUDIÇÃO

O útero não é um lugar silencioso. Ruídos não faltam ali. O compasso é marcado pelos batimentos cardíacos da gestante. A diferença é que, dentro do útero, esses sons soam de modo distorcido: como alguém que estivesse dentro de uma piscina.

Na vigésima quarta semana, o aparelho auditivo está perfeitamente conectado ao sistema nervoso central. Essa conexão permite que os estímulos recebidos sejam memorizados. Diferentes estudos já constataram que, quando sons estridentes são produzidos perto da barriga da mãe ou ela fala em voz alta, os batimentos cardíacos do feto aumentam.

TATO

Com apenas dez semanas, ele já se mexe, chuta e toca as paredes do útero. Também percebe quando você muda de posição. Mas seu sistema tátil não amadureceu o suficiente para registrar dados como mudanças de temperatura, presença de umidade, graus de dureza ou a localização de um toque. Só a partir da 18ª semana, esse sentido será mais ativamente estimulado.

VISÃO

Este é um dos sentidos de mais difícil estimulação dentro do útero. Na sétima semana, os olhos estão formados a surgir as pálpebras, que permanecerão fechadas até por volta da 30ª semana. Por isso, só nos estágios finais da gravidez, a criança percebe diferenças de luminosidade. Não distingue formas nem cores. Mas suas pupilas se contraem diante de focos de luminosidade muito intensa.

PALADAR

No líquido amniótico, o feto está mergulhado numa mistura de sabores naturalmente produzidos: o doce da glicose, o salgado do sódio e até o amargo da urina. Já se notou que, mesmo na vida intra-uterina, o gosto doce é o que conta com mais apreciadores. Em compensação, sabores ácidos e amargos são claramente rejeitados pelos bebês em gestação.

OLFATO

Por volta do quarto mês de gestação, os receptores responsáveis pelo sentido do olfato estão formados. O feto não pode aspirar os cheiros, mas é capaz de senti-los e memorizá-los, o útero é repleto de odores sutis que o feto memoriza. São esses cheiros que lhe permitem, imediatamente após o parto, reconhecer você: a mãe.


No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.