O banho ajuda no desenvolvimento saudável do bebê

Muito mais do que apenas um momento de limpeza, o banho proporciona o contato íntimo entre mãe e filho, por meio do toque, da massagem, do cheiro, dos sons e até do contato visual

Já reparou que não nos lembramos de nada de quando éramos bebês? Pelo menos não de forma racional. Mas o nosso sistema cognitivo tem tudo gravado desde o dia em que nascemos. Ou até mesmo antes. E os nossos sentidos levam esses sentimentos e aprendizados para o resto de nossa vida.

Por isso, é muito importante estimular esses sentidos desde o primeiro dia de vida. E um dos momentos que mais cumprem essa função é justamente o banho.

E esse ritual diário que as mães fazem por intuição acaba de ter seus benefícios comprovados pela ciência, uma rotina de toques e massagens se mostrou essencial para o crescimento, desenvolvimento, comunicação e aprendizado do bebê.

Os bebês massageados frequentemente são 50% mais propensos a fazer contatos visuais e têm três vezes mais chance de sorrir com frequência, melhorando também seu desempenho cognitivo e aumentando o estado de alerta e atenção.

Os benefícios do toque se mostraram eficazes até com bebês prematuros com o aumento comprovado da atividade física e da mobilidade geral.

Até as bolhas pousando na superfície da água revelam um mundo de texturas e formas que ativa a imaginação do bebê. E a riqueza do momento do banho não para por aí. Ela é feita por uma infinidade de outros estímulos: ruídos, sorrisos e até salpicos de água. São essas incríveis descobertas que serão lembradas por toda a vida.

Afinal, os nossos sentidos têm uma grande memória.

Fonte: g1.globo.com

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.