Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Diminuir a porcentagem de fumantes no mundo tem sido uma das metas da Organização Mundial de Saúde, a OMS. Estima-se que, atualmente, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes e que o número de mortes devido ao uso do tabaco chegue a 10 mil por dia.

Mas não são só os fumantes que sofrem, os que indiretamente inalam a fumaça, os chamados fumantes passivos, também ficam expostos às consequências. Os adultos considerados fumantes passivos têm 30% de chances a mais de desenvolver câncer de pulmão e 24% de sofrer um enfarto. No caso das crianças, pode haver resfriados e infecções do ouvido com mais frequência, além de mais chance de contrair doenças respiratórias como pneumonia e bronquites.


Fumar durante a gravidez, além dos riscos para a mulher, também pode acarretar problemas sérios ao feto. De acordo com especialistas, o bebê sofre diretamente as consequências do fumo. O cigarro pode afetar o peso do bebê, a placenta, provocar partos prematuros e até o aborto. Então, o melhor mesmo, é ficar longe dele! 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.