GRAVIDEZ: ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS

Os benefícios do esporte durante a gravidez são numerosos. O esporte ajuda a limitar o ganho de peso e, portanto, diminui o risco de sobrepeso da grávida. Melhora o bem-estar físico e psicológico, diminui o risco de depressão pós-parto e melhora o retorno venoso.

Ao aumentar a sensibilidade do corpo à insulina, o hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue, a atividade esportiva também reduz o risco de diabetes gestacional. Além disso, não hesite em começar durante este período porque os benefícios são reais.

Atividade física e gravidez

Antes de tudo é necessário consultar o médico que faz o acompanhamento da gravidez pois existem algumas contra indicações, por exemplo, perda de líquido amniótico, doenças pulmonares ou cardiovasculares ou contra-indicações relativas: gravidez de gêmeos, histórico de prematuridade, abortos espontâneos, anemia grave, caso a caso, é o trabalho do médico avaliar os benefícios de esportes até moderados, diante de riscos potenciais.

Frequência da atividade física na gravidez

Quanto à frequência, não é aconselhável realizar dois dias seguidos de atividades físicas de alta intensidade. Prefira atividades físicas suaves (pelo menos 30 minutos por dia) com pouco impacto. São especialmente recomendados durante a gravidez, natação, aeróbica aquática, yoga, caminhada e pilates que é uma das modalidades preferidas pelas gestantes.

Quantidade de tempo

Embora a maioria das atividades possa ser feita ao longo do tempo sem ultrapassar os limites, recomenda-se, no entanto, evitar o ciclismo a partir do 5 º mês da gravidez. Além disso, certos esportes devem ser banidos desde o início da gravidez, pois apresentam riscos traumáticos para a mãe ou podem ter consequências para o feto. Evite, portanto, esportes de combate, esportes de alta resistência, mergulho e atividades que envolvam um risco de queda (esqui, ciclismo, equitação).

O nível esportivo antes da gravidez também é um elemento a ter em conta para cada mulher. Para as mulheres que já são ativas, é melhor reduzir a atividade física habitual, mantendo atividades suaves e músculos para manter uma boa condição física. Quanto às mulheres que não praticavam esportes antes de engravidar, recomenda-se a prática de um esporte leve. Assim, é aconselhável começar com 15 minutos de exercício físico 3 vezes por semana, até 30 minutos de exercício continuamente 4 vezes por semana.

Não esqueça de consultar seu médico antes 

Fonte: Blog Baby Enxoval

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.