Como melhorar a imunidade do bebê?

É sempre importante levar em consideração a saúde dos nossos pequenos e, para que eles tenham qualidade de vida e evitem infecções, é preciso fortalecer seu sistema imunológico.

Existem diversas formas, que vão desde a alimentação, até hábitos de higiene que podem fazer a diferença. Abaixo elencamos alguns deles:

Amamentação

O leite materno contém diversas substâncias essenciais para fortalecer o sistema imunológico dos bebês e é considerado um alimento completo. Por isso, médicos e especialistas indicam que o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê durante os primeiros seis meses, sendo complementado por outros alimentos depois desse período, mas sem sair da dieta até pelo menos os dois anos de idade. Além disso, a composição do leite materno se altera ao longo do tempo, se adequando às necessidades do bebê. Há alguns estudos que indicam que o seio materno tem receptores capazes de reconhecer infecções e produzir leite com mais anticorpos para proteger o bebê.

Ingestão de líquidos

Essa dica vale tanto para os bebês, quanto para os pais. A ingestão de líquidos hidrata o corpo e lubrifica as vias aéreas superiores, fazendo com que elas protejam com mais eficiência o organismo de infecções. Para os bebês menores de seis meses, a água contida no leite materno é suficiente para hidratá-lo. No caso de dias mais quentes, o bebê deve apenas mamar com mais frequência e, portanto, quem deve ingerir mais água é a mamãe.

Hábitos de higiene

Hábitos de higiene ajudam a proteger o bebê de entrar em contato com bactérias e vírus que possam deixá-lo doente. Por isso, é possível que os adultos tomem alguns cuidados antes de terem contato direto com a criança e, também, para que se mantenham saudáveis. Lavar as mãos com frequência é uma das dicas mais conhecidas, mas muitas vezes ignoradas no dia-a-dia. Mãos sempre limpas evitam que os adultos contraiam doenças ao levá-las à boca e aos olhos, além de não carregarem bactérias e vírus quando tocarem o bebê.

Cuidar da própria saúde

Por mais que o foco da sua vida pareça ser o bebê, para manter os pequenos saudáveis é importante que você cuide de sua saúde também. Alimentar-se de forma balanceada, ingerir líquidos e tentar dormir bem (mesmo que no começo seja tarefa difícil), são cuidados que podem proteger seu organismo e deixá-lo mais saudável, evitando que você transmita alguma infecção para o bebê.

Fonte: blog.babyenxoval.com.br 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.