Acho que estou grávida: os primeiros sinais da gravidez

Algumas mulheres sentem que engravidaram até mesmo no momento exato da concepção, e isso pode acontecer por pura intuição. Já outras não têm nem ideia de que estão grávidas e para elas isso não é tão óbvio.

Mas não precisa sentir-se grávida para realmente estar grávida. E, embora se fale muito sobre os sintomas da gravidez, não é certo que você vá sentir todos eles, pode ser que não sinta nenhum ou que sinta apenas alguns.

Primeiros sinais

A grávida pode sentir um, dois ou todos os sintomas da gravidez. O enjoo  matutino é o mais comum, mas algumas mulheres podem ter a sorte de não passar por isso. Da mesma forma, se o ciclo menstrual for irregular, pode ser difícil saber se é indício da gravidez ou se é apenas um atraso.

Menstruação

Essa é uma das indicações mais claras da gravidez. No entanto, há outras razões para a menstruação atrasar. Estresse, problemas de saúde, perda ou ganho de peso em excesso e interrupção no consumo de anticoncepcionais podem provocar a suspensão ocasional da menstruação.

Os seios

A mudança no tamanho e sensibilidade dos seios é também um dos primeiros sinais da gravidez. Com poucos dias de gestação, os seios começam a aumentar, preparando-se para o aleitamento. Os seios nessa fase ficam pesados e doloridos.

Náuseas e vômitos

A sensação de enjoo é a queixa mais comum entre as mulheres no início da gravidez, e isso normalmente acontece até o final dos primeiros três meses de gestação. Embora chamada de “enjoo matinal”, a naúsea pode ocorrer a qualquer momento do dia e pode variar de uma ocasional sensação de desmaio a uma grande crise de vômito.

Cansaço

Muitas mulheres dizem sentir extrema fadiga, preguiça e cansaço durante a gravidez, sobretudo no início. Pode ser também que ela fique desesperada para tirar um cochilo no meio da tarde.

Idas ao banheiro

Logo na 2° ou 3° semana a grávida sente vontade de fazer xixi com mais frequência. Isso acontece porque o útero está em crescimento e pressiona a bexiga, que agora está com capacidade de armazenamento reduzida. A produção cada vez maior do hormônio progesterona também estimula o músculo da bexiga, fazendo com que pareça estar cheia mesmo quando há pouca urina acumulada.

Paladar e olfato

Grávidas costumam sentir-se enjoadas com alguns alimentos e odores, mesmo aqueles que elas costumavam adorar antes da gestação. Passar a desejar determinadas comidas também faz parte do período e sentir um estranho gosto metálico na boca é supercomum.

Testes de gravidez

Os testes de farmácia confirmam a gravidez quando detectam o HCG na urina. Eles são precisos, portanto, não se surpreenda se o médico acreditar nesse teste como confirmação da gravidez. Se realizado corretamente, o teste de gravidez feito em casa tem 98% a 99% de precisão. Ou seja, pode confiar no resultado.

Se seu resultado deu positivo, marque uma consulta com seu médico e comece a preparar o pré-natal.


No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.