10 situações com o recém-nascido que assustam os pais e são normais!

Logo que o bebê chega ao colo da mãe, começam a surgir diversas dúvidas. Veja 10 situações que assustam muito os pais, mas que são normais nos recém-nascidos.

1. Espirros constantes: o espirro é uma defesa do organismo para livrar as vias aéreas de partículas indesejadas. Nos primeiros dias de vida, o bebê precisa se livrar de resíduos de líquido amniótico e secreções do parto, então pode espirrar com maior frequência. Passados esses dias, o bebê pode continuar espirrando bastante, pois qualquer poeirinha ou muco que penetra na sua via aérea pequenina desencadeia o espirro.

2. Cocô “explosivo”: você está com o bebê no colo e de repente escuta um barulho e sente a fralda vibrar. Ou então na hora da troca é surpreendida por um jato certeiro na sua roupa, na parede, na poltrona e em tudo que tiver pela frente. Será que isso é normal? Sim. As fezes de um recém-nascido são líquidas e podem sair em jato e fazer um barulhão na fralda. E claro, podem sujar tudo na hora das trocas.

3. Mamas aumentadas: os hormônios da mãe podem passar para o bebê e levar ao crescimento do tecido mamário. Mas não se preocupe! Isso desaparece. O excesso de hormônios maternos pode também provocar leve sangramento vaginal em bebês meninas (uma “mini menstruação”).

4. Crosta láctea: Você chega da maternidade e após alguns dias percebe que seu bebê está com caspa (?!). Não se desespere! Não é falta de higiene! Trata-se da chamada crosta láctea ou dermatite seborreica infantil. Caracteriza-se por crostas amareladas no couro cabeludo e às vezes em sobrancelhas. Ocorre em alguns bebês pelo excesso de oleosidade na pele e embora assuste é inofensiva. Não force a retirada das crostas, pois pode infeccionar. Se quiser, pode passar um óleo vegetal nas crostas antes do banho removendo o produto com a água delicadamente. E não agasalhe demais a criança, pois pode piorar o problema.

5. Sustos: Você vai perceber que o bebê parece tomar “sustos” a todo momento, seja por barulho ou movimentação. Isso é o chamado reflexo de moro e é normal! Costuma diminuir no segundo mês de vida.

6. Genitais inchados: Os testículos dos meninos e os lábios vaginais das meninas apresentam inchaço ao nascimento, mas isso diminui com o passar dos dias. Sabe aquele peso que seu bebê perde na primeira semana de vida? É exatamente por causa desse inchaço que está indo embora.

7. Estrabismo: seu bebê é vesgo? Calma! Nossos olhos são controlados por músculos e nos primeiros 6 meses de vida o bebê está treinando essa musculatura que ainda está imatura. Além disso, bebês com base do nariz mais larga ou pregas no canto dos olhos podem ter o chamado pseudoestrabismo, que é uma falsa impressão de que a criança está vesga, mas na verdade não está!

8. Soluços: os soluços acontecem devido a contrações do músculo diafragma, responsável por controlar a respiração. Mais uma vez, por imaturidade do controle do músculo é possível que ocorram contrações sem motivo algum e com certa frequência. Posição errada na mamada, com ingestão de ar ou frio também podem provocar soluços.

9. Respiração ofegante: controlar a respiração também é um aprendizado do bebê! Nos primeiros meses de vida, a respiração é irregular, ou seja, vai de profunda a superficial e de rápida a lenta em segundos. Às vezes parece suspirar ou ficar ofegante por alguns segundos.

10. Descamação na pele: o bebê passou meses dentro da barriga e envolto por líquido. Ao nascer, a pele resseca rapidamente. Por isso é comum a pele do bebê descamar nas primeiras semanas de vida, principalmente em pés e mãos. Quanto maior a idade gestacional mais provável que aconteça.

Fonte: www.papodemae.com.br

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.