Formas de aliviar a dor do parto

A dor do parto é tida como a pior que podemos sentir, e o estigma de viver algo tão dolorido assusta muitas gestantes. No entanto, as próprias mães relatam que a dor, apesar de forte, é suportável.

Veja alguns recursos eficientes que ajudam a amenizar a dor:

Água

Banheira, chuveiro quente e até mangueira marcam presença para aliviar a dor das contrações durante o trabalho de parto. Por terem esse poder analgésico, as banheiras para parto já estão presentes nas melhores maternidades do Brasil.

Respiração

Respirar fundo, vocalizar palavras, soltar o ar e até assoprar. Quando a mulher se concentra em sua respiração, o desconforto corporal diminui.

Massagem

As doulas (acompanhantes de parto) e obstetrizes usam óleos para massagear a gestante, especialmente na região lombar, uma das áreas mais doloridas na hora das contrações. A técnica descontrai a musculatura corporal e alivia a tensão, o que por si só já é efetivo para reduzir a dor.

Preparação

Antes do parto, é comum que a mulher sinta medo. Reconhecer o que se sente torna mais leve a angústia prévia.

Conversa

Tudo que ajuda a tirar o foco da dor é bem-vindo. Nesse sentido, as mulheres contam que vale ter uma conversa com alguém próximo ou até consigo mesma.

Riso

A risada descontrai os músculos da face e relaxa

Mentalização

Pensar que cada contração é uma a menos no processo e vislumbrar o momento de finalmente conhecer o bebê são algumas das estratégias eficientes para se desligar da dor.

Movimento

Se a gestante mantém-se parada na mesma posição, a passagem do tempo pode se tornar mais lenta e dolorida. Caminhar, experimentar posições novas podem ser confortáveis.

parto

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.