Você sabe o que te espera assim que seu recém-nascido chega em casa?
O bebê não chegará em casa com o peso do nascimento. Isso é comum e, em poucos dias, eles atingem novamente aquele peso.
O ritmo de respiração deles é bem mais acelerado que o nosso. E eles movimentam muito a barriguinha nesse processo.
Eles fazem cocô após as mamadas logo no início e serão muitas fraldas para trocar recheadas com cocô líquido. Um ciclo de trocas e mamadas que parece não ter fim.
Muitos bebês têm erupções na pele. É um processo normal e de fácil tratamento, além de, em muitos casos, sumirem sozinhas com o tempo. É a pele do bebê se adaptando, já que suas glândulas são ainda imaturas, não estão totalmente prontas. Além disso, a pele descama mesmo após o parto. Também é um processo natural que pode ser maior nas mãos e pés.
Os bebês nascem com o olfato desenvolvido, ou seja, sentem todos os odores à sua volta, cheiros agradáveis e ruins. Para não agredir seu olfato, o ideal é não passar perfume e evitar produtos de limpeza fortes em casa.
Bebês choram, é fato! Com os dias, vai se entendendo os chorinhos e o que eles estão precisando. Com o tempo, mães e filhos se conectam e tudo vai ficando mais claro.
Após o parto, é normal se sentir cansada e até triste em meio a muita alegria. Isso faz parte do período do pós-parto. Não se culpe. Os dias vão passando e, se for parte desse processo normal, logo passará – especialistas dizem que dura em torno de 50 dias a partir do nascimento do bebê – e a vida seguirá. Caso a tristeza não passe, procure um médico, converse. Não há nada de mau.
Um recém-nascido em casa é sinônimo de ter uma mesa de cabeceira cheia de remedinhos e produtos para trocar fraldas, uma casa bagunçada, cheirar a leite e viver à espera de uma hora boa para um banho mais demoradinho. É sentir-se esgotada noite e dia e, ao mesmo tempo, feliz por ver o bebê crescendo dia a dia, a família completa… Faz tudo isso valer a pena!