A hora de dormir é apontada como um momento que exige estratégias especiais com as crianças. Nas famílias modernas, é cada vez mais comum que, no início da noite, em vez de tranquilas e sonolentas, as crianças estejam agitadas e animadas com a presença dos pais, que acabaram de chegar do trabalho, ou atentas a outros estímulos, como televisão e brinquedos.
Essa agitação, apesar de ser uma delícia, pode prejudicar a rotina do sono.
Veja dicas para a hora de colocar os pequenos na cama:
Menos luz e som
Nas duas horas que antecedem o momento de dormir, a família deve evitar estímulos como televisão, música agitada, brinquedos barulhentos, etc. O ideal é estabelecer um clima de relaxamento, com pouca luz e poucos sons, e evitar atividades que estimulem as crianças.
Criar a rotina
É importante estabelecer uma rotina e mantê-la diariamente, inclusive aos finais de semana. Se os pequenos sabem que, após o lanche, farão a leitura e que, em seguida do banho, vão para a cama, por exemplo, tornam-se mais colaborativos e tranquilos.
Alimentos leves
Quanto mais cedo for o jantar, melhor. Assim a criança não vai se deitar com estômago cheio. A refeição precisa ser nutritiva e leve, e também é importante evitar açúcar, frituras e gorduras, que precisam de mais tempo para serem digeridos.
Luz natural
O sol ou a claridade natural ajudam na produção de melatonina, o hormônio indutor do sono.
Banho morno e massagem
O banho da noite pode ser mais longo e quente do que os banhos da manhã. Os pais podem incentivar a criança a relaxar um pouco na água da banheira. Após o banho, o contato pele a pele, o toque e a essência da massagem proporcionam relaxamento e tranquilidade e aumentam o vínculo entre a mãe e o bebê.