Nos primeiros meses de vida do recém-nascido todo cuidado é pouco. A mãe pode estranhar a pele do bebê que costuma ser ressacada ou oleosa. Isso pode ocorrer porque o bebê ainda está sofrendo com as influências dos hormônios maternos que são transmitidos pela placenta. E dependendo do caso, o organismo da criança pode reagir desencadeando alterações ma pele.
Logo após o parto a pele pode permanecer ressecada e descamar. Neste momento as mães devem manter a mesma conduta que é esperar, pois a pele tende normalizar.
O ressecamento é um dos problemas de pele mais comuns que acomete crianças e adultos. as crianças que tem um pele seca é preciso tomar alguns cuidados em relação com a hidratação e na hora do banho. Se a pele do bebê é seca é recomendado hidratar a pele duas vezes ao dia. Vale ressaltar que o creme hidratante não pode ser qualquer um é necessário que o dermatologista prescreva o creme correto.
Bolinhas e coceira
Outra consequência da pele seca é que podem surgir algumas bolinhas que correspondem a principal doença da pele infantil, a dermatite atópica. Além das bolinhas o bebê pode sentir uma coceira na pele. As regiões que mais sofrem com o problema são as dobras como pescoço, joelho e cotovelo.
Esse sintoma pode surgir aos três meses de idade, como o bebê não sabe identificar a coceira ele pode sentir falta de apetite. Por isso, os pais precisam ficar atentos aos cuidados com a pele desde cedo.
Outras doenças como psoríase e ictiose também podem ser as responsáveis pela pela seca e coceira. Essas doenças são um sinal de algo não vai bem com a saúde da criança. Além disso, se a pele estiver sensível pode contribuir para a entrada de outras doenças.
Se o ressecamento persistir mesmo após a hidratação é recomendado consultar um dermatologista para fazer um diagnóstico de dermatite.
Atenção com a pele do bebê
1 – Evite mais de um banho por dia;
2- Caso tenha que dar mais um banho no bebê utilize sabonete neutro;
3- Banho somente com água morna no máximo 10 minutos;
4- O banho deve ser um momento relaxante para o bebê;
5- Se usar o sabonete em barra evite deixá-lo na água enquanto dá o banho na criança;
6- Utilize produtos neutros;
7- Se notar bolhas e a pele muito seca, consulte um dermatologista.
Fonte: Revista Materlife