Pequenas ações marcam o desenvolvimento motor e cognitivo deles
Você sabia que o desenvolvimento da criança acontece de cima para baixo (céfalo-caudal) e do centro para as extremidades (próximo-distal)? É por isso que ela vira a cabeça antes de andar e movimenta os braços antes de conseguir controlar os movimentos das pontas dos dedos. Essas conquistas andam lado a lado com os marcos de desenvolvimento motor e cognitivo.
É claro que você quer ver seu filho rolando, sentando, andando, falando… Mas tenha calma! Estímulos demais acabam irritando a criança e, muitas vezes, menos é mais. Oferecer ao bebê um brinquedo que acende luzes coloridas,emite sons variados, toca música, vibra e tem mais um monte de funções pode funcionar menos do que um chocalho feito com garrafa pet. O melhor brinquedo pode ser aquele que convida a criança a ser ativa e não o que praticamente faz tudo sozinho.
Por outro lado, é preciso dar liberdade à criança para que ela tenha curiosidade e vontade de explorar. “Não tenha medo de deixá-lo no chão. Só não esqueça de criar um ambiente seguro e confortável. Tapetes de EVA ou um edredom macio já resolve e permite o livre movimento”, orienta a educadora Gabriella Cuglovici, responsável por oficinas de exploração sensorial para bebês e crianças em São Paulo (SP). Essa liberdade é necessária para que a criança aos poucos domine seu corpo, perceba suas capacidades e conquiste suas habilidades corporais
1 – Abre os olhos e acompanha um objeto e as pessoas.
2 – Coloca sua mão na boca e sente sua própria pele.
3 – Segura o dedo de outra pessoa ou um chocalho.
4 – Vira a cabeça para ouvir um som ou a voz de alguém e responde com sons.
5 – Abre as mãos e tenta alcançar um objeto.
6 – Manipula um objeto com as duas mãos e passa o objeto de uma para a outra.
7 – Brinca batendo os objetos e ouvindo o som deles.
8 – Fica de barriga para baixo e levanta o pescoço para ver o que está ao redor, procura um barulho ou brinca com um brinquedo que está à sua frente.
9 – Rola para alcançar um objeto e perceber melhor seu corpo no espaço.
10 – Segura os próprios pés.
11 – Senta e gira o tronco para pegar um brinquedo.
12 – Bate palmas e imita diversos gestos e sons.
13 – Engatinha e conhece o que está ao seu redor.
14 – Fica de pé com apoio e brinca com os objetos que estão mais no alto.
15 – Anda de lado para ir atrás do que quer pegar.
16 – Balança quando está de pé.
17 – Fala as primeiras palavras.
18 – Anda com ajuda e depois sozinho.
Fonte: http://revistacrescer.globo.com/