A dor do parto é tida como a pior que podemos sentir, e o estigma de viver algo tão dolorido assusta muitas gestantes. No entanto, as próprias mães relatam que a dor, apesar de forte, é suportável.
Veja alguns recursos eficientes que ajudam a amenizar a dor:
Água
Banheira, chuveiro quente e até mangueira marcam presença para aliviar a dor das contrações durante o trabalho de parto. Por terem esse poder analgésico, as banheiras para parto já estão presentes nas melhores maternidades do Brasil.
Respiração
Respirar fundo, vocalizar palavras, soltar o ar e até assoprar. Quando a mulher se concentra em sua respiração, o desconforto corporal diminui.
Massagem
As doulas (acompanhantes de parto) e obstetrizes usam óleos para massagear a gestante, especialmente na região lombar, uma das áreas mais doloridas na hora das contrações. A técnica descontrai a musculatura corporal e alivia a tensão, o que por si só já é efetivo para reduzir a dor.
Preparação
Antes do parto, é comum que a mulher sinta medo. Reconhecer o que se sente torna mais leve a angústia prévia.
Conversa
Tudo que ajuda a tirar o foco da dor é bem-vindo. Nesse sentido, as mulheres contam que vale ter uma conversa com alguém próximo ou até consigo mesma.
Riso
A risada descontrai os músculos da face e relaxa
Mentalização
Pensar que cada contração é uma a menos no processo e vislumbrar o momento de finalmente conhecer o bebê são algumas das estratégias eficientes para se desligar da dor.
Movimento
Se a gestante mantém-se parada na mesma posição, a passagem do tempo pode se tornar mais lenta e dolorida. Caminhar, experimentar posições novas podem ser confortáveis.