A gravidez é um dos maiores momentos de transição na vida de uma mulher. É quando ela precisa definir novos papéis na vida e, além de filha, esposa, profissional, entre outros, ela precisa se preparar para desempenhar agora o papel de mãe e cuidadora.
As alterações fisiológicas e hormonais acontecem em uma velocidade muito rápida. A autoestima fica abalada devido às mudanças na imagem corporal.
Veja algumas dicas de como o marido e a família podem ajudar a mulher grávida a passar uma gestação mais saudável e feliz para todos:
– Converse: Ouça com atenção o que a grávida fala. Ouça seus medos e inseguranças sem julgamentos e cobranças. O parceiro deve tranquilizar a mulher, mostrando que está ao seu lado para superar qualquer adversidade.
– Esteja presente:É importante que a grávida esteja sempre acompanhada nas consultas médicas, especialmente pelo parceiro, pois ela sente e percebe que não está sozinha
– Seja paciente: Quando perceber que a grávida está passando por um momento de descontrole emocional, dominada pelo medo ou tristeza, espere ela se acalmar e depois converse sobre o que aconteceu.
– Coloque o pé no chão: Quando surgirem os medos – que são naturais – converse com a grávida sobre a veracidade de cada um destes medos, sobre a probabilidade real deles acontecerem e ajude-a a perceber que a maioria dos seus medos não são reais.
– Elogios: Principalmente o parceiro… elogie muito a futura mamãe. Isso ajuda a aumentar a autoestima dela e diminuir a insegurança natural que passa uma gestante.
Fonte http://chrisflores.net