Grávida no calor: o que fazer para aliviar?

5 dicas para se manter segura e mais confortável nos períodos de alta temperatura

Sair de casa e não saber se deve vestir casaco e calça ou regata e shorts virou rotina nas últimas semanas, principalmente na região Sudeste do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na última quinta-feira (12), na capital paulista, o termômetro apontou para o segundo dia mais quente de setembro desde 1943. Enquanto presenciamos este verão fora de época, é fundamental redobrar os cuidados com a saúde e com o bem-estar, especialmente na gravidez.

Confira as dicas para manter o equilíbrio nesse período.

1. Repouse
Embora exista uma diferença entre a atividade metabólica no início e no final da gravidez, o corpo da mulher passa por um aumento de circulação de sangue, em todas as suas fases. Isso exige um esforço maior do organismo para regular a temperatura interna e alcançar o bem-estar. Nesse sentido, o coração da mulher chega a bater 50% mais ao final da gravidez, como se ele estivesse sempre em ritmo de atividade física. Por isso, é importante que a mulher descanse sempre que possível, evite ficar muitas horas de pé e se organize para ter seus momentos de repouso, principalmente se estiver presenciando o clima quente e seco ao final da gestação.

2. De pernas para o ar
Em temperaturas mais elevadas, é comum que o nosso corpo inche. Durante a gravidez, a tendência é isso aconteça com uma intensidade ainda maior nas pernas e nos pés. Pode acontecer também a dilatação dos vasos sanguíneos e a formação de varizes. Por isso, sempre que a mulher grávida estiver parada e conseguir, é importante colocar as pernas para cima, seja em uma mesa, em um banco ou até mesmo sentada, com os pés apoiados em um banquinho e os joelhos dobrados. Outra alternativa para minimizar os impactos do inchaço é realizar drenagem linfática.

3. Prefira sombra e roupas leves
Ao sair de casa, não se esqueça de caprichar no protetor solar, principalmente na região do rosto. Prefira o sol das 9h ou 10h da manhã ou o da tarde. O sol mais forte, além de poder gerar câncer de pele, quando em excesso, também provoca manchas de pele, geralmente em maior quantidade em mulheres grávidas. Roupas mais leves também são uma ótima opção para aliviar a retenção de calor no corpo.

4. Hidrate-se!
Beber líquido nunca é demais. Durante a gravidez, as chances de desidratação são maiores, já que a absorção dos líquidos é feita em dobro. Por isso, não se esqueça de sempre carregar sua garrafinha com você. 

5. Evite longas viagens
Os dias quentes podem ser um convite a uma ida à praia, mas é importante tomar cuidado e não se expor a longas horas dentro do carro ou do avião. É importante, principalmente ao final da gravidez, evitar longos períodos sentada, principalmente se houver o risco de longa exposição ao sol dentro do carro. Planeje-se para ter segurança e conforto durante os dias mais quentes.

Fonte: Crescer

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.