Dicas infalíveis para aliviar o desconforto dos pequenos nos primeiros meses de vida.

O pequeno está vivendo um intenso processo de se acostumar à vida fora da barriga, e isso, às vezes, pode ser mesmo desconfortável. Confira cinco ações simples que ajudam o bebê (e a família toda!) a passar por esta fase com mais tranquilidade.

  • Enrole o recém-nascido: nesta etapa, eles precisam de contenção. Na barriga, estavam acostumados a um espaço muito pequeno e aquecido; por isso, quando são enrolados em uma manta ou cueiro encontram limites para seus movimentos e sentem-se mais seguros.
  • Faça um ruído branco: dentro da barriga da mãe, os sons são constantes e suaves. O silêncio, portanto, é estranho para o bebê. Aposte em algo que faça um barulho constante, sons de água, rádio fora de sintonia. Esse método é tão popular que, na internet, já é possível encontrar muitos arquivos de ruído branco.
  • Deixe-o sugar: a necessidade básica do recém-nascido é a sucção. Se colocado ao peito, mesmo sem fome, ele passa a sugar e se conforta com esse movimento. Sugando ele desacelera seus batimentos cardíacos e relaxa sua região abdominal.
  • Dê um banho quente: Na banheira ou no balde, a criança reconhece o ambiente aquático, relaxa e equilibra sua temperatura. A água deve ser de morna para quente, e é recomendado que todo o corpo do bebê fique submerso, mantendo apenas a cabeça para fora.
  • Movimente-se com o bebê: é um grande engano acreditar que o recém-nascido deve ficar quietinho no berço. Quando estava na barriga, ele acompanhava o ritmo da mãe. Por isso, é uma excelente estratégia investir em um carregador de bebê, como o sling. A dica é encaixar o bebê confortavelmente e caminhar, cantar e até mesmo dançar.

acalmar

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.