DICAS DE SEGURANÇA PARA PISCINA QUE TODOS OS PAIS DEVEM SABER

Muitas crianças – curiosas, ativas e ansiosas para explorar seus arredores – são atraídas pela água. Ela brilha, ondula, espirra e pode até fazer as coisas flutuarem! Mas elas não entendem que a água pode ser perigosa e ainda não tem idade para fazer o que é necessário quando estiverem com problemas.

O verão está em pleno andamento, o que significa que muitas famílias passarão algum tempo ao redor da piscina ou da praia para se refrescar do calor.

E embora a maioria dos pais saiba a importância da segurança na água, a realidade é que leva apenas alguns momentos para uma criança cair na água e se afogar.

De fato, segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático 5 mil pessoas se afogam todo ano no Brasil, 17 pessoas morrem afogadas todos os dias, sendo 3 delas crianças e o afogamento é a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos.

A maioria dos casos acontece em rios, lagos e corredeiras e o Brasil é o 3° país com mais mortes por afogamento no mundo.

Para crianças entre 1 e 4 anos, apenas defeitos congênitos causam mais mortes do que afogamentos não intencionais. Dessas mortes, a maioria ocorre em piscinas domésticas.

Os principais fatores que aumentam o risco de afogamento incluem:

  • – falta de capacidade de nadar,
  • – falta de barreiras para impedir o acesso não supervisionado à água,
  • – falta de supervisão rigorosa durante a natação, falha em usar coletes salva-vidas e ataques.

Então conversamos com especialista e fizemos um guia com dicas de como manter seus filhos seguros na água neste verão:

DICA 1: SEMPRE TENHA UM ADULTO RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA

A supervisão adequada é a coisa mais importante quando se trata de pais, filhos e água. Muitas vezes “achamos” que tem muitas pessoas olhando a criança em um clube ou uma festa e é nesse momento que erramos. Quando todo mundo está olhando, na verdade, não tem ninguém olhando.

A supervisão deve ser designada a uma pessoa e a mesma deve estar 100% atenta ao pequeno. É interessante que aconteça um rodízio entre as pessoas responsáveis, quando possível.

Uma boa ideia é quando houver uma festa na piscina, os pais se revezem na supervisão, com cada adulto fazendo um turno de 15 minutos. 

Outra boa sugestão é que pais e cuidadores aprendam técnicas básicas de resgate, para que possam responder em caso de alguma emergência na água.

DICA 2 – ENSINE SEUS FILHOS A NADAR

Segundo a Fundação de Natação dos EUA, as aulas formais de natação ajudam a reduzir em 88% a probabilidade de uma criança se afogar. Um recente estudo americano descobriu que crianças que têm medo de se afogar têm 67% mais chances de ter pouca ou nenhuma capacidade de nadar.

A aula de natação pode até ajudar a evitar o afogamento de crianças entre 1 e 4 anos.

DICA 3 – INSTALE UMA CERCA EM VOLTA DAS PISCINAS

Uma barreira que separa completamente a área da piscina da casa e do quintal pode impedir que as crianças entrem na piscina. A recomendação é que os pais que têm uma piscina em casa instalem cercas de quatro lados com pelo menos quatro pés de altura. Os pais devem evitar cercas que as crianças possam escalar facilmente.

DICA 4 – GUARDE OS BRINQUEDOS DA PISCINA QUANDO NÃO ESTIVEREM SENDO USADOS

As crianças podem ser facilmente tentadas por brinquedos coloridos na piscina e cair enquanto tentam recuperá-lo. A recomendação é que se limpe a piscina e o deck de brinquedos para que as crianças não fiquem tentadas a entrar na área da piscina sem supervisão.

DICA 5 – FIQUE ATENTO AOS SINAIS

Também é importante saber como é uma criança em perigo. As crianças se afogam silenciosamente e rapidamente, geralmente quando estão na vertical na água, com a cabeça inclinada para trás. Ao contrário do que você vê nos filmes, uma criança raramente espirra, agita os braços ou grita por socorro. Ser um bom observador de água é como ser um bom salva-vidas.

DICA 6 – GUARDE SEU CELULAR

É muito comum vermos essa cena em clubes e praias: Pais e cuidadores aparecem na piscina, dizem às crianças para ficarem na parte rasa e depois vão direto ao celular.  Mas as crianças podem deslizar silenciosamente sob a superfície e se afogar em segundos – o tempo que leva para postar no Instagram. Você não precisa deixar o telefone em casa – na verdade, você deve mantê-lo totalmente carregado e ao alcance para poder pedir ajuda em caso de emergência.

Se você for o responsável da vez silencie seu telefone e guarde-o na sua bolsa.  E se você precisar enviar um e-mail urgente ou fazer uma ligação, encontre um adulto responsável para se posicionar enquanto você se afasta.

DICA 7 – PENSE ALÉM DA PISCINA

Uma criança pode se afogar em menos de 5 cm de água. Mesmo a piscininha rasinha de inflar requer supervisão constante e deve ser drenada e colocada bem fora de alcance quando não está sendo usada. E, por mais tentadoras que essas piscinas grandes e infláveis ​​pareçam na loja, elas costumam conter milhares de litros de água que não podem ser facilmente drenados.  Se você tiver uma, envolva-a com uma cerca, cubra-a quando não estiver em uso, e remova os degraus ou a escada quando o tempo de verão terminar.

Dentro de casa, esvazie os baldes, instale fechaduras nos banheiros e fique com a criança durante o banho. Qualquer corpo de água exige muita atenção, seja na sua propriedade ou no vizinho.

Nunca confie em bóias, câmaras de ar ou macarrão. Esses são brinquedos de piscina. Se alguém precisar de suporte adicional na piscina, use apenas dispositivos de flutuação rotulados como “Aprovado pela Guarda Costeira ou pela Marinha”.

DICA 8 – CUIDADO COM OS RALOS

Poucos pais percebem que as crianças podem morrer em uma piscina ou banheira de hidromassagem sendo sugadas e presas em um ralo. Evite o aprisionamento: sucção da piscina e drenos do spa que podem prender uma pessoa debaixo d’água.

Esteja sempre ciente das condições de drenagem em piscinas que você não conhece.

Se você tiver uma piscina em casa, peça ao seu representante de serviço para atualizar seus drenos e outros acessórios de sucção com tampas de drenagem anti-aprisionamento e outros dispositivos ou sistemas. Sua piscina também deve ter pelo menos dois drenos para cada bomba, o que reduzirá a sucção poderosa se um dreno for bloqueado. 

Piscinas com dreno único, banheiras de hidromassagem e spas devem ter sistemas de liberação a vácuo de segurança, que liberam automaticamente a sucção se um dreno estiver bloqueado.

Outras dicas inteligentes a serem seguidas: observe seu filho de perto e verifique se ele não nada ou brinca perto dos ralos. Amarre o cabelo para trás ou use uma touca de banho e verifique se o maiô se encaixa perfeitamente, sem fios soltos.

DICA 9 – USE COLETES SALVA VIDAS

As crianças sempre devem usar bóias coletes salva-vidas quando estiverem dentro, sobre ou próximo a corpos naturais de água, como lagos ou rios. Verifique se eles se encaixam corretamente e são aprovados pela Guarda Costeira ou pela Marinha. As crianças e outras pessoas que não possuem habilidades fortes de natação também devem usar coletes salva-vidas quando estiverem em uma piscina ou parque aquático.

A segurança na água é um assunto de família!

Não se esqueça de sempre usar protetor solar roupas com proteção solar nos bebês e nas crianças.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar esses dados tão importantes em suas redes sociais.

Deixe também seu comentário contando como você faz para proteger as crianças em momentos de lazer na piscina ou na praia.

Fonte: Petit Papillon


No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.