Cuidados com os cabelos na gestação

A gravidez é um período de grandes mudanças para a futura mamãe. A gestante vive um turbilhão de emoções, passa por diversas variações de humor, sente desejos inusitados, sofre muitas alterações em seu corpo e tem seus cabelos visivelmente mudados. Nos nove meses de gestação, a maioria das mulheres costuma ter uma considerável melhora de seus fios, que ficam mais sedosos e avolumados. Isso acontece devido ao aumento da progesterona nesta fase da mulher. A progesterona faz com que a fase anágena (de crescimento) seja mais longa, tornando os cabelos mais espessos, diminuindo a queda e dando volume aos fios.

Sendo assim, as gestantes podem e devem aproveitar a beleza dos cabelos durante esse período. Todavia, quando há um caso ou outro em que a futura mamãe apresente queda de cabelo, é importante procurar um dermatologista. Durante a gestação, quando há queda de cabelo, é preciso fazer uma investigação para descobrir o motivo. Se necessário, repondo as vitaminas .

Além disso, as gestantes não devem fazer uso de tinturas, permanentes e relaxamentos, principalmente nos primeiros três meses. Está proibida na gestação qualquer substância que contenha amônia ou metais pesados. Uma opção é fazer uso de tinturas naturais, xampu tonalizante ou reflexos. Deve-se fazer hidratação com frequência. As gestantes devem procurar o dermatologista nas últimas  semanas da gestação para fazerem as devidas precauções, a fim de que o estresse, a perda de nutrientes e as mudanças hormonais não repercutam na piora da pele, cabelos e unhas.

No pós-parto, muitas mamães sofrem com a queda dos cabelos, que geralmente ocorre dois ou três meses após o parto, e é chamada de eflúvio telógeno. A queda ocorre porque os níveis hormonais voltam áa sua normalidade, o que faz com que os cabelos se modifiquem e comecem a cair (fase telógena).

Muitas mamães chegam a pensar que irão ficar carecas. Entretanto não existe esse risco, mas as mamães com predisposição genética tendem a acelerar a calvície. É fundamental que a mamãe procure um dermatologista se no primeiro ano da criança a queda persistir ou se perceber rarefação capilar.

A melhora ocorre, geralmente, um ano após o parto. Sempre tomando os cuidados essenciais para evitar a queda, como: fazer controle nutricional, de preferência com uma nutricionista; hidratar os fios semanalmente; utilizar xampu e condicionador específico para o cabelo; e usar vitaminas apropriadas para cabelos e unhas.

Fonte: Revista Manual da Mamãe

Imagem: Getty Images

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.