Congelamento de óvulos: saiba como é o passo a passo do procedimento

Pensando em congelar seus óvulos? Entenda como é feito o procedimento até chegar ao estágio de fertilização

Estimulação
O organismo disponibiliza naturalmente um lote de folículos por mês, mas o ovário só consegue amadurecer um óvulo. Para estimular o crescimento de vários, a paciente aplica injeções do hormônio gonadotrofina na barriga por cerca de dez dias (o que pode provocar dor de cabeça, inchaço abdominal, alterações de humor etc.) e acompanha a evolução por ultrassonografias até definir a data da coleta.

Coleta
No dia D, a paciente em jejum é sedada no centro cirúrgico para o procedimento, que dura entre 15 e 30 minutos. Uma agulha acoplada a um aparelho de ultrassom transvaginal aspira os folículos dos dois ovários. Ela se recupera da anestesia e, em geral, recebe alta uma hora depois. Algumas mulheres não sentem desconforto e retomam suas atividades na sequência; outras se queixam de cólica por um ou dois dias.

Congelamento
No laboratório, cerca de duas horas após a coleta, os óvulos são extraídos do interior dos folículos. Apenas os maduros e de boa qualidade morfológica seguem para a “vitrificação”: tratados com substâncias que evitam a formação de cristais (responsáveis por danificá-los) e imersos em nitrogênio líquido a 196 graus negativos. Eles são congelados em paletas identificadas e armazenadas em tanques por prazo indeterminado.

Descongelamento e fertilização
No momento em que a mulher decide engravidar, os óvulos congelados são retirados do nitrogênio líquido e fecundados com o espermatozoide do parceiro. Os embriões escolhidos são implantados no útero. Para aumentar as chances de sucesso, os especialistas recomendam congelar de 15 a 20 óvulos. Ainda assim, não há 100% de garantia de gravidez.

Fonte: Crescer

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.