Como fazer seu filho comer melhor?

Que mãe não é preocupada com a alimentação do filho?

Negociações, brincadeiras ou “chantagens” quase sempre fazem parte da hora de a criança comer. Se ela rejeita frutas, legumes, isso pode ser um reflexo dos hábitos dos pais. O comportamento alimentar da criança de um a seis anos é determinado em primeira instância pela família. A principal dificuldade é fazer com que a criança aceite uma alimentação variada, aumentando suas preferências, uma vez que muitas crianças têm medo de experimentar novos alimentos e sabores.

As estratégias que os pais utilizam na hora da refeição, para ensinar as crianças sobre o que e o quanto comer, desempenham papel preponderante no desenvolvimento do comportamento alimentar infantil. Então, o primeiro passo é levar a sério a necessidade de um estilo de vida mais saudável e ativo, a fim de evitar problemas de saúde. Isso exige que você eduque seus filhos e adote práticas mais saudáveis para a família toda. Isto é, seja um bom exemplo! Até que você tenha tornado a alimentação saudável parte da sua própria conduta, sua credibilidade estará abalada quando tentar fazer com que seus filhos mudem os próprios hábitos. Crie um exemplo  de alimentação ao comer os mesmos alimentos que você gostaria que seus filhos ingerissem. Coma de forma moderada e escolha alimentos com baixos teores de gordura e sal e altas quantidades de fibras.

Lembre-se: seus filhos estão constantemente observando e adotando seus exemplos de comportamento e farão o mesmo ao presenciar seus hábitos alimentares.

São nos primeiros anos de vida que a criança começa a aprender sobre o que comer, quando comer, por que certas substâncias são comestíveis e outras não. Você terá mais  sucesso se introduzir os novos alimentos em dias em que seus filhos estiverem com mais fome. Não os ataque com comidas de sabor forte ou pratos mistos. Prepare coisas simples e apresente um alimento de cada vez. Explique às crianças que não há problema em não gostar de algo, mas é importante experimentar antes de tomar uma decisão.

Não desanime nem mostre sinais de reprovação quando eles recusarem uma segunda garfada. Tente novamente em outro dia. Geralmente, o aumento da aceitação ocorre somente após 12 a 15 apresentações do mesmo alimento.

Fonte: Manual da Mamãe

Crédito/Imagem

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.