Chegou a hora

Aprenda a identificar os sinais de que o trabalho de parto começou.

Com a proximidade da data prevista para o parto, a ansiedade aumenta. Como saber se chegou a hora de ir para a maternidade? Ainda que a experiência seja única para cada mulher, existem alguns sintomas que são comuns à maioria.

Contrações

“Um dos indícios do início do trabalho de parto são contrações regulares, com intervalos cada vez menores”. As “verdadeiras” são como cólicas fortes e vão aumentando de intensidade.

Isso não quer dizer, entretanto, que você tem de sair às pressas ao sentir a primeira contração. Comece a anotar o horário e a duração de cada uma delas e avise o seu obstetra. “Quando o intervalo entre as contrações for de dez minutos, aí é hora de ir para o hospital”, diz a especialista.

Perda do tampão

Até dez dias antes do parto, é comum observar uma mancha de sangue na calcinha. Provavelmente é o tampão mucoso que se desprendeu. Não se assuste, trata-se apenas de um sinal de que o colo está se dilatando. Se perceber um volume maior de sangue, como se fosse menstruação, ligue para o obstetra e vá para o Pronto-Socorro.

Rompimento da bolsa

Apesar de a cena ser comum em filmes e novelas, o rompimento da bolsa que envolve o bebê só costuma acontecer no final do trabalho de parto, quando a gestante já está com8 cmde dilatação. Se ocorrer antes disso, entretanto, é preciso ir para a maternidade.

Sentiu a calcinha molhada, mas está em dúvida se a bolsa estourou mesmo? Troque de roupa e coloque um absorvente. O líquido amniótico tem aparência viscosa, como água de coco, e cheira a água sanitária. Caso você o sinta vazar novamente, vá para a maternidade. Parabéns, chegou a hora!


No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.