Atividades para fazer com os filhos no Dia das Crianças

Confira sugestões para transformar essa data em memórias inesquecíveis

O Dia das Crianças está chegando e, apesar de o presente ser tradição, o que fica mesmo são as lembranças que a família constrói nessa data especial. Pensando nisso, conversamos com Patrícia Camargo, uma das fundadoras do Tempojunto, sobre dicas para ter um dia diferente para fazer com os pequenos.

Confira 10 atividades em que você não precisa gastar nada e são diversão garantida:

Fora de casa

Aventureiro: Crianças adoram desafios então que tal propor um percurso de obstáculos enquanto vocês caminham por uma praia ou calçadão? Você pode pedir para que seu filho se equilibre em um banco por 10 segundos ou encontre uma conchinha em formato de espiral na praia… Dessa forma, até o trajeto se transforma em diversão.

Fotógrafo por um dia: Deixe o celular na mão do seu filho para que ele tire fotos das coisas que lhe interessam. Resista ao impulso de “dirigir” o olhar dos pequenos e não se preocupe com imagens tremidas ou fora de foco. A ideia aqui é descobrir o que chama a atenção do seu filho e a maneira que ele enxerga o mundo. No dia seguinte, revelem as imagens favoritas e organizem uma exposição para toda família.

Turistando sem viajar: Sempre existe aquele lugar na cidade que atrai até gente de fora, mas você ainda não conhece. Pode ser a Pinacoteca, que você já passou várias vezes na frente, mas nunca entrou, ou o orquidário que fica um pouco longe do seu bairro. Que tal usar o Dia das Crianças para redescobrir com a família o lugar onde vive?

Kit do explorador da natureza: Antes de visitar um parque ou praça, separe um caderno para que seu filho faça desenhos e anotações dos bichos e plantas que encontrar; embalagens de leite fermentado vazias para coletar folhas e pedras de formatos diferentes e uma lupa para não perder nenhum detalhe. Ideal para os pequenos curiosos que adoram fazer novas descobertas.

Visita ao museu: Muitos têm entrada gratuita e o passeio pode ser uma atividade divertida para fazer com as crianças. Durante a visita, que deve durar poucas horas para não cansar os pequenos, vocês podem imitar as posições estátuas, levar um caderno para fazer uma releitura de um quadro que chame a atenção das crianças e até organizar uma caça ao tesouro por uma obra que tenham visto na internet ou no catálogo.

Dentro de casa

Acampamento na sala: As crianças adoram a mudança de ambiente, além de se divertirem construindo a tenda com almofadas e lençóis. O fato de poderem dormir ao lado dos pais torna tudo ainda mais empolgante para elas. Você pode colocar um filme de aventura para dar clima a brincadeira ou embarcar de cabeça na ideia e proibir o uso de eletrônicos, apostando na criação de histórias e leitura de livros.

Pintura no banheiro: Desde que seja feita nos azulejos ou no vidro do box não há perigo de causar dano permanente com essa atividade. A ideia é deixar as crianças soltarem a imaginação com tintas para pintura a dedo e, melhor ainda se os adultos participarem também. Depois, todo mundo para o banho!

Cápsula do tempo: A diversão da atividade vem em duas partes, fazer a cápsula e descobri-la. Tudo começa quando a família decide em conjunto o que colocar dentro de uma garrafa ou caixa vazia para ser recuperado no futuro, como textos, desenhos e fotografias. Se conseguir segurar a ansiedade das crianças nos primeiros dias depois de a cápsula ser enterrada ou guardada, vale esperar até a mesma data do ano que vem para abri-la. Todo mundo vai amar as lembranças!

Baladinha e karaokê: Os pequenos vão adorar a oportunidade de ficar acordados até um pouco mais tarde no Dia das Crianças. Vista uma roupa especial, pegue seu microfone de brinquedo ou mesmo uma escova de cabelo, e solte o som e a imaginação!

Jantar no chão: Crianças amam mudanças e só o fato de comer em um lugar diferente já torna a noite especial. Aposte em um cardápio simples com alimentos que possam ser consumidos com as mãos.

Fonte: Revista Crescer

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.