6 razões para você ler com o seu filho

O Dia Internacional do Livro Infantil faz referência ao aniversário de Hans Christian Andersen, autor dinamarquês que ajudou a difundir a literatura infantil pelo mundo. Então, que tal aproveitar a ocasião para criar o hábito de ler com o seu filho? Essa rotina pode trazer diversos benefícios para os dois. Conheça 6 razões para ler mais com o pequeno:

Vocês ficam mais próximos

Fazer algo com alguém ajuda a estreitar a amizade, especialmente se a pessoa em questão for o seu próprio filho. E como crianças pequenas também sentem mais necessidade de estar com os pais, o fato de vocês terem um momento só dos dois ajuda – e muito – a estreitar a confiança e os laços de amizade. Mesmo sem perceber, com o tempo, ele não terá dificuldade em confiar em você, o que é o sonho de qualquer pai, né?

Ler estimula a imaginação

Outro aspecto que pode ser melhorado com o hábito da leitura é a imaginação. Se você achou isso bobo, ou que qualquer criança já nasce imaginativa, lembre-se que essa característica está relacionada com a criatividade. Com os anos, é possível que seu filho tenha mais facilidade em encontrar soluções para os problemas do dia a dia, justamente porque consegue pensar fora da caixa.

Cria o hábito da leitura

Outra vantagem – mais óbvia – é que o seu filho cria gosto pela leitura. Afinal, ele não vai associar os livros a algo chato e obrigatório, mas a um momento prazeroso com a sua família. Não se espante se com os anos ele não tiver dificuldades em estudar para a escola também.

Ele aprende valores importantes

Uma das grandes vantagens do livro infantil é que ele costuma ter como objetivo ajudar a educar a criança, e, frequentemente, as histórias fazem a criança aprender valores importantes de forma lúdica. Falar a verdade, ajudar o próximo e ser sempre gentil são apenas alguns exemplos, mas o que não faltam são histórias que valem a pena serem contadas.

Mostra o mundo para a criança

Quando a gente é pequeno não temos muita noção de como é o mundo, já que no universo da criança ele se estende aos pais, alguns amigos e ao colégio. Por isso, com os livros é possível mostrar aos pequenos realidades diferentes, o que pode instigar a sua curiosidade e fazer com que eles se tornem adultos mais cultos.

Trabalha os sentimentos, a capacidade analítica e o autoconhecimento

Conversar com a criança sobre a história que vocês acabaram de ler promove o debate e faz com que ela trabalhe a capacidade analítica – que no momento é pequena, mas que vai aumentando com o tempo. Além disso, promove o autoconhecimento do pequeno e faz com que ele tenha que lidar com os próprios sentimentos, descobrindo com clareza desde cedo o que gosta e o que não gosta.

Fonte: casa pratica qualita

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.