10 coisas que as crianças aprendem com nossos exemplos

Que exemplo você quer ser para o seu filho? Nossos filhos estão sempre nos observando, prestando atenção no que falamos, no que comemos, nos nossos comportamentos em geral. E quando menos esperamos, eles agem igual a gente, já perceberam?

Como isso pode ser para o lado positivo ou negativo, temos que prestar muita atenção nas nossas atitudes. Ser o exemplo é a melhor forma de ensinar e educar os pequenos. E nessa relação quem sai ganhando muito também somos nós! Ter um filho nos faz refletir sobre hábitos ruins que temos, nos faz mudar, aprender e crescer o tempo todo, concordam?

Vejam a seleção que fizemos de 10 coisas que nossos filhos aprendem com nossos exemplos – e que nós também aprendemos a melhorar com nossos filhos. Reflita sobre cada um deles. Vamos dar bons exemplos para os nossos pequenos e deixar filhos melhores para o mundo!

1) Educação – Preste atenção em como você trata as pessoas que trabalham com/para você, como age no trânsito e em momentos de stress com os outros. Palavras como “Por favor”, “Obrigado”, “Desculpa” e “Bom dia” devem ser naturais e automáticas.

2) Linguagem – Você usa muito palavrão no dia a dia? Fique atento a sua linguagem e no tom da sua voz para falar com as pessoas, se está muito alto ou ríspido.

3) Horários – Você sempre chega atrasada nos lugares? Ou então esquece o que combinou e falta muitos compromissos? Cumpra seus compromissos marcados ou avise com antecedência se não puder comparecer.

4) Problemas – Como você lida com os problemas? Adia ou resolve logo? Todos nós temos problemas, mas é preciso parar de ser pessimista e acreditar nas coisas. Pense positivo!

5) Afeto – Você demonstra carinho e afeto ou é mais reservado? Dê mais beijos, abraços e fale mais vezes eu te amo para o seu filho.

6) Relacionamentos – Como é o relacionamento com o seu companheiro ou com a família? Há muitas demonstrações de carinho ou muitas discussões?

7) Ética – Quais são os seus valores? Você mente para o seu filho para fugir das respostas? Seja honesto, justo, fale a verdade e tenha caráter.

8) Financeiro – Você dá valor ao dinheiro quando conquista algo? Está sempre endividado? Valorize suas compras e faça doações de roupas e brinquedos de tempos em tempos para pessoas com menos condições que você.

9) Alimentação – Como é a sua alimentação? Você não come alguns alimentos, mas exige que seu filho coma tudo? A alimentação saudável deve ser estimulada desde cedo e começa no nosso exemplo.

10) Expressões faciais – Você está sempre com cara fechada e emburrada? Ou é uma pessoa com risada fácil e expressão leve? Sorria mais!

Post importante para reler sempre e refletir sobre as nossas atitudes! 😉

Fonte: Cheguei ao Mundo

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.